Produtos veganos e não testados em animais se tornaram tendência, o que é bom por um lado (mais opções no mercado), mas por outro nem tanto, já que muitas vezes a pauta acaba se tornando apenas marketing!

Existem diversas certificadoras pra esses tipos de produtos, cada uma segue os seus critérios de avaliação e fiscalização. A diferença básica entre os dois é que um produto vegano não pode conter nenhum derivado de animais e nem utilizá-los para auxiliar em qualquer parte do processo de produção. Já um produto cruelty free apenas não realiza testes em animais, mas pode conter ingredientes de origem animal.

Eu confesso que acho bem confuso essa onda de selo, justamente por existirem tantos que acaba ficando difícil entender o que cada um significa. Também dificulta ter certeza sobre a sua procedência, já que algumas empresas acabam criando o próprio selo. Os selos acabam servindo como um guia, mas é sempre bom pesquisar cada produto e marca.

Para facilitar um pouco separei as principais certificadoras dessas duas categorias e seus respectivos selos e links para mais informações. Lembrando que já falei aqui sobre certificação de comércio justo.

Cerfiticadoras Cruelty Free

Certificam ingredientes e produto final sem testes em animais.


Certificadoras Veganas

Produtos sem matérias-primas de origem animal.

Vocês costumam se preocupar com a origem dos produtos que consomem?



Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *