Já ouviu essa dica?

Você provavelmente já deve ter visto em algum lugar que colocar as unhas em uma bacia com água e gelo faz o esmalte secar mais rápido, mas isso é mentira! Os esmaltes são feitos basicamente de resinas, corantes, plastificantes e solventes, para que o esmalte seque os solventes precisam evaporar, o frio e a água só vão prejudicar esse processo!

A sensação de esmalte seco mais rápido acontece porque o frio endurece o esmalte dando essa impressão, mas uma superfície mais dura dificulta a secagem das camadas inferiores de esmalte e também faz com que o esmalte lasque e/ou rache mais facilmente, diminuindo a durabilidade!

Óleo secante também não funciona!

Óleos secantes que a gente encontra no mercado há anos também não ajudam na secagem e eles também atrapalham. Esses secantes que possuem apenas parafina líquida na composição no máximo protegem o esmalte de sujeiras ou de algum amassado ou borrão proveniente de uma leve batida.

Então como acelerar a secagem?

Duas opções: um top coat de secagem rápida ou um verdadeiro secante de esmaltes.

E como gotas secantes funcionam?

Esmaltes são feitos de substâncias que o tornam rígido e de solventes que diluem esses componentes para deixar a fórmula líquida, quando os solventes evaporam o esmalte seca e mantem a forma. Gotas secantes são feitas de outros tipos de solventes que não diluem o esmalte, ao invés disso conseguem atrair os solventes presentes no esmalte, ajudando na evaporação!

O ingrediente mais comum presente nos secantes de esmalte é o disiloxane, um silicone que não interfere no esmalte, mas tem essa capacidade de absorver os solventes e acelerar o processo de secagem. Então procurem por esse ingrediente na hora de comprar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *