Cosméticos naturais é um assunto que me desperta bastante interesse e esse ano eu comecei a estudar mais sobre aromaterapia, óleos essenciais e óleos vegetais. Eu comecei a testar algumas coisas na minha pele e também nas unhas já faz alguns meses e achei que seria interessante compartilhar alguns dos resultados que eu venho observando.

Minha pele é oleosa, sempre foi, mas a oleosidade e as espinhas eram bem controladas quando eu tomava anticoncepcional, mas em 2017 eu parei e de lá pra cá minha pele foi ladeira abaixo. Demorou uns 6 meses pra começar observar mudanças na minha pele, ela foi ficando cada vez mais oleosa, de uma maneira que ela nunca tinha sido antes, e no final do ano passado e começo desse ano comecei a ter bastante acne.

Tentei tratamentos diferentes com dermatologistas diferentes, algumas coisas por conta própria, alguns ajudaram, outras não. A questão é que minha pele estava cada vez pior e mais oleosa. No meio desse desastre comecei a me inteirar nesse mundo dos óleos e já tive resultados bem satisfatórios.

Eu ainda tô tentando controlar a acne (está melhorando aos poucos), mas desde que eu comecei a usar óleos na minha rotina noturna minha pele está muito menos oleosa, eu diria que ela está normal. Eu sei que parece assustador pra quem tem pele oleosa aplicar mais óleo nela, mas essa é justamente a intenção, adicionar a sua pele componentes emolientes e hidratantes fazendo com que a oleosidade natural diminua.

O que eu uso? Eu comecei com uma mistura bem simples utilizando óleo de semente de uva e 1,5%% de óleo essencial de tea tree/malaleuca (ainda falarei especificamente sobre óleos essenciais). Mas quem não curte se aventurar nessas experiências existem também diversos óleos faciais prontos pra uso. ~ Resolvi criar um guia de óleos em um posto separado, pra não deixar esse enorme.

O óleo de semente de uva é um óleo leve e facilmente absorvido pela pele. É rico em alfa tocoferol (vitamina E), ácido linolêico e ácido palmítico, responsáveis pela manutenção e regeneração do tecido cutâneo. É emoliente, revitalizante, ajuda a preservar a hidratação natural da pele. Possui propriedades antioxidantes e ajuda a fortalecer as fibras de colágeno.

O óleo essencial de tea tree (malaleuca) tem atividade anti-séptica, desinfetante, cicatrizante, bacteriostática, germicida, antifúngica, imunoestimulante, expectorante e anticaspa.

Como aplicar? 2 a 3 gotas é o suficiente para aplicar no rosto e pescoço.

  • Aplico na ponta dos dedos, espalho nos dedos das duas mãos.
  • Pressiono levemente a ponta dos dedos no rosto.
  • Massageio o rosto para auxiliar na absorção do produto.

Resultados: ainda não consegui controlar as espinhas, mas a oleosidade e textura da pele melhoraram bastante nesses 2 meses. Por essas fotos também notei a pele um pouco mais uniforme e diminuição das manchas (principalmente essa do canto externo do olho).

Leia também:

Aromaterapia na saúde e na beleza

MELHORES ÓLEOS VEGETAIS PARA TRATAMENTO FACIAL E DÚVIDAS FREQUENTES

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *